Meu humor



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, Informática e Internet, Livros
MSN -




Arquivos

Categorias
Todas as mensagens
 Link
 Galeria
 Tutoriais
 Downloads
 Índice

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 Deltasigma21 - Ufologia e Ciências Afins - Página Principal
 Deltasigma21 - Fórum
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 UOL PAGSEGURO
 The Secret - O Segredo!
 O segredo - 7 Reais!
 Inuyasha Soul - Tudo sobre Inuyasha em um só lugar!
 Família Bitshu - experiências diversas!
 Thiago Navega - música e bom papo
 Wings3d - Modelador 3D free nota 10!
 Rio Expo Festas - tudo para sua festa em só lugar!
 wutheringheights - Poesia Pura
 Design Stúdio - Criando seu Sonho!
 Potent Horse: uma comunidade 3d!




Cursos Online com Certificado
Cursos Online

Além da Animação
 
Além da Animação - Computação Gráfica, 3D e Animação.

Abra sua conta 

PagSeguro e comece a aceitar cartões de crédito e pagamentos online, imediatamente.
O PagSeguro é a maneira mais rápida, fácil e segura de implementar Ferramentas de e-commerce em seu site. Sem taxas de abertura ou mensalidades, clique aqui e conheça todas as vantagens do PagSeguro! Abra sua conta agora!
Cursos Online com certificados a partir de R$ 20,00!
Criando seu Sonho!
Potent Horse: uma comunidade 3d!


WINGS 3D – UM FANTÁSTICO MODELADOR FREE!

http://www.wings3d.com.br/

Classificação:

Aqui eu inauguro e coloco em destaque, na categoria "Links" e, também entre os links do Blog, o endereço da página oficial do Wings3D aqui no Brasil. Não deixe de visitar o fórum, cujo registro é gratuito. Não conheço um programa em 3D melhor para alguém começar que o wings, ele é show!



Categoria: Link
Escrito por Lemos às 16h33
[] [envie esta mensagem
] []





ESCOLHENDO O PROGRAMA - PARTE 6

 

WINGS 3D – UM FANTÁSTICO MODELADOR FREE!

 

 

Amigos, ao longo destes posts tenho mencionado bastante o Wings3D em meus trabalhos; hoje quero falar um pouco sobre ele.

Quem tem lido até aqui já viu mais ou menos o que um programa 3D deve oferecer, e a partir daí o usuário poderá fazer uma escolha.

Existem, a grosso modo, duas categorias, os modeladores freeware (gratuitos) e os pagos. Quando você vai num site de downloads, tal como o Baixaki, ele costuma dividir os programas em três categorias: todos, os gratuitos e os gratuitos pra testar. Estes últimos são chamados de Demos (demonstração) e você pode instalar em seu PC e utiliza-lo por um período de tempo, normalmente trinta dias, ou por um número de utilizações. Após isso você deve comprar uma chave de registro, um número serial que uma vez inserido no programa permite o seu uso constante. Algumas vezes ele é sempre gratuito, mas não possui alguns recursos da versão paga. Por exemplo, existem programas em que você trabalha à vontade, mas não pode salvar seu trabalho e uma vez encerrado, estará irremediavelmente perdido... É um bom incentivo para comprar o registro!

O fato é esse é um dos fatores que influenciam a escolha do programa. Normalmente as versões pagas são as que oferecem mais recursos e isso é uma tentação. E não só recursos, mas também meios de aprender a mexer com o programa. Entre esses programas comerciais, encontram-se o famoso 3D Stúdio Max, o Softimage, o Cinema 4D, o Maia, etc... Este último, só para dar uma idéia do seu poder, foi o software usado na série Final Fantasy, não preciso dizer mais nada...

O suporte ao programa é algo fundamental. Não adianta você ter um bom programa e não ter meios de estudá-lo ou encontrar recursos para incrementa-lo, como por exemplo, os plugins, que são programas ou arquivos complementares que não vêm junto com o programa original, mas que ao serem acrescentados a ele permitem um aumento nos recursos. Normalmente é lançada uma versão do programa, tipo versão 2.0, e ao longo do tempo, são criadas novas ferramentas, os plugins. Eles vão sendo baixados e instalados no programa pelo próprio usuário. Com o tempo, os desenvolvedores fazem uma avaliação e lançam uma nova versão que já vem com todas as ferramentas testadas e aprovadas. Surge então uma versão 3.0. Aí surgem novos plugins e assim o processo recomeça. Às vezes nem são os plugins, é criado algum recurso tão bom que vala à pena uma nova versão e pimba, lançam no mercado. Óbvio, que num programa pago você vai ter que pagar pelas atualizações, normalmente não tanto quanto para comprar o programa, um valor mais baixo para os registrados (é uma das vantagens de não se ter uma cópia ilegal!).

Dependendo do crescimento de um programa no mercado, podem surgir cursos especializados. Hoje em dia é fácil encontrar cursos desses programas mencionados. Fazer um curso é sempre uma boa alternativa, principalmente quando o programa vem numa língua diferente e tem muitos recursos escondidos. Num curso você vai ter alguém para ajuda-lo a tirar o máximo da ferramenta.

Algumas vezes, por falta de tempo ou de dinheiro, ou dos dois, buscamos uma alternativa que é a busca de tutoriais, sites (este blog é um exemplo disso!), comunidades, etc, com informações sobre os programas estudados. Alguns, devido ao grande número de usuários, tem material de boa qualidade e pessoas dispostas a ajudá-lo a começar. Isso é fundamental. Com sorte e dedicação, muitas pessoas nem precisam fazer um curso para chegar a mexer com um programa.

Como já disse antes, os fóruns são o melhor caminho para aprender. Você interage com amigos na hora em que pode, descobre coisas novas a cada dia, muitas inesperadas. É muito bom!

Voltando ao início do assunto, você vai estudar dentre todas estas variáveis e fazer a sua escolha. Torno a enfatizar, você vai empreender seu tempo e talvez algum dinheiro para aprender, então é bom fazer uma boa escolha. Se a sua opção é um programa pago, não opte pela pirataria. Você pode não saber o seu potencial latente, de repente pode se tornar uma fera em computação gráfica e isso nos leva a querer fazer vôos mais altos, e viver sob a incerteza de estar usando um produto ilegal é bem ruim. Se não pode comprar e quiser ficar tranqüilo, existem programas que apesar de gratuitos não deixam a desejar em relação aos pagos e é aí que entra o Wings 3D!

Quando eu comecei a estudar CG eu me impus uma meta, queria trabalhar com um programa gratuito que me permitisse fazer tudo o que quisesse, porque não tinha dinheiro para investir naquele momento em algo que talvez “não fosse a minha praia”. Resolvi buscar na internet. Começaram a surgir opções e fui experimentando. Via um comentário sobre um programa, ia no site, via a galeria, instalava, tentava me acertar com ele. Aos poucos, descobria alguma coisa que deixava a desejar, e isso é frustrante. Ou a modelagem era difícil, ou o programa não renderizava, ou o render era ruim, ou não podia fazer reflexos, tais como um espelho, ou não tinha recursos de animação, ou ainda era bom mas não achava material suficiente na internet para aprendê-lo... É bem verdade que muitas vezes o programa tem poucos recursos, mas o usuário é tão bom que consegue resultados inesperados até para o criador, mas isso só é possível quando ele e a ferramenta se entendem com perfeição e não era o meu caso... O pior é que isso tem um preço, você instala o programa na sua máquina e mesmo que o desinstale, sempre fica algum “lixo” no registro do programa operacional (windows) que no futuro pode deixar o PC lento até o ponte de uma formatação completa, onde temos que limpar tudo e recomeçar do zero a instalar os programas...

Certa vez, navegando pela internet, li pela milionésima vez alguém perguntando: “oi, eu sou novato, gostaria de saber qual o melhor programa 3D?” e alguém sempre dizia: “depende do usuário, eu gosto desse aqui, mas outros preferem aquele, ou ainda aquele outro, etc...” Curiosamente desta vez, alguém disse que já havia passado pelos mesmos programas que eu, tinha tido os mesmos problemas, mas tinha se acertado  com um tal de Wings 3D(!).

Aquilo me interessou e aí comecei a pesquisar pelo google e descobri o www.wings3d.com (site oficial em inglês) e o www.wings3d.com.br (site oficial aqui no Brasil). Neste segundo, além de descobrir que o programa era gratuito e cheio de recursos, havia suporte e muita informação! O fórum é simplesmente fantástico e fui bem recebido. Comecei lendo os posts, depois me registrei e fui vendo que era quente. Baixei o programa (tem todas as instruções necessárias), instalei e comecei a mexer. As dúvidas vieram e coloquei lá e a galera me deu uma força tremenda. O administrador, Luiz Fonte Boa, bem como toda a comunidade, são muito atenciosos e capazes. Você vê trabalhos incríveis e isso desperta em você a vontade de aprender, principalmente porque sabe que a ferramenta em suas mãos é boa e os resultados dependem mais de você.

Vamos a uma breve descrição do programa extraída do site:

 

O QUE É WINGS3D?

Wings3D é um software de modelagem poligonal livre, inspirado nos softwares Nendo e Mirai, da Izware.
É possível aplicar materiais, cores aos vértices, coordenadas UV e texturas, mas ainda haverá implementações nessas ferramentas antes do Wings atingir a versão 1.0. Não há suporte no Wings para fazer animações.

Requerimentos de sistema
Windows: qualquer versão; OpenGL exigido.
MacOS X: versão 10.2 ou superior (Jaguar ou Panther).
Não há versão para Mac OS 9.
Linux: OpenGL ou Mesa exigido.
Unix: OpenGL exigido; será necessário construir a partir do código.

Formatos de exportação
NDO (Nendo), 3DS (3DStudio), OBJ (Wavefront), WRL (VRML), MDL (Hash:Animation Master), RWX (Renderware), EPS, FBX, XML, Yafray, PovRay

Formatos de importação
NDO (Nendo), 3DS (3DStudio), OBJ (Wavefront), AI (Adobe Illustrator 8), FBX (Alias FBX)

Equipe de desenvolvedores
Atualmente, apenas Bjorn Gustavsson e Dan Gudmundsson trabalham no desenvolvimento do Wings, com a colaboração eventual de Raimo (na implementação do plugin para renderizar em YafRay) e de alguém que lhes envie trechos consolidados de programação. A equipe original de desenvolvedores está relacionada a seguir.

Björn Gustavsson
: escreveu a parte principal do código. Começou a escrever o Wings no começo de abril de 2001. A maior parte da funcionalidade do Nendo (exceto Rotate Free e Plane Cut) foi colocadas em meador de julho de 2001. Jakob Cederlund: implementou o tubo, o cone, a esfera e o torus. Parceiro de discussão e brain-storming. Implementou os comando de Collapse. Idéia original e implementação do Intrude e Select Similar. Implementou a arquitetura original de plugins. Escreveu o plugin da Spiral. Dan Gudmundsson: escreveu o pacote ESDL. Idéias e inspiração. Escreveu os módulo e3d_image. Escreveu o editor de materiais. Vlad Dumitrescu: fixou o bug de emulação do botão do meio do mouse. Patrik Nyblom: plugins da interface para o usuário das caixas de diálogo de arquivo. Criou os arquivos para Windows. Anthony D'Agostino: forneceu informações sobre o formato NDO. Escreveu os plugins do Torus Knot, Torus e Plane. Gegre Griffin: desenhou os ícones e o novo look do Wings. Chris Osgood (WingsOne): escreveu o plugin qt_file. Contribuiu trabalhando o código para várias ferramentas novas, como o eixo de letras e a exibição do grig sempre que o viewport está alinhado aos eixos. Implementou os menus avançados, chamados vetores, seleções secundárias e outras novas ferramentas. Essa idéias e outras do código agora estão incluídas no núcleo do Wings. Howard Trickey: escreveu um novo e melhor triangulador (e quadriculador) no e3d_mesh. Escreveu os plugins para importar AI, Triangulate e Quadrangulate e texto. Anders Conradi: escreveu o comando Select|Edge Ring (originalmente um plugin). Sean Hinde (Earlyriser): escreveu o exportador VMRL, o suporte de diálogo nativo para OS X e o carregador para OS X. Danni Coy (KayosIII): Implementou significativamente o exportador para Renderman. Acrescentou o comando Render. Mich Balaban: desenhou o site www.wings3d.com.

O fato é que eu me apaixonei pelo programa! E não é só um gosto pessoal não, ele é gostoso mesmo! Eu sempre digo que muitos programas gratuitos só são utilizados porque os usuários não querem usar a pirataria e não têm opção, mas não é o caso do wings. Muitas pessoas que possuem algum dos programas comerciais mencionados continuam a utilizá-lo em suas modelagens, porque ele tem muitos formatos de exportação compatíveis com seu programas! Elas acham mais fácil modelar no wings e mandar para esses programas para aplicar texturas e fazer animações. Não estou brincando, que experimenta o Wings não esquece mais!

Só para dar um pequeno exemplo de como o programa é gostoso de mexer (recusrsos você já viu que tem por causa dos trabalhos simples que eu mostrei neste blog), eu comecei a ensinar ele para a minha filha, na época com 10 anos e ela não só começou a mexer com ele como se registrou no fórum e postou seus trabalhos! Isso mesmo, uma criança mexendo com 3D!   Veja agora um trabalhinho que ela fez sozinha no wings e pense se não vale à pena dar uma espiada no programa, principalmente se você ainda está começando nesse universo da computação gráfica:

 

 

 

Até a próxima, amigos!



Categoria: Tutoriais
Escrito por Lemos às 11h25
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]